Sabia que, para além de facilitar o acesso aos exames, dispositivos como o Eyer permitem integração e comunicação em nuvem de forma segura, facilitando o trabalho de especialistas que podem analisá-las remotamente e ajudando em programas de telemedicina e rastreamento populacional de doenças oculares?
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.
Quando não controlado, o diabetes pode causar uma doença nos olhos chamada retinopatia diabética que, se não tratada, pode levar à cegueira bilateral e irreversível.
No Brasil, a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira na população.
Por esse e outros motivos, exames de vista devem ser realizados com frequência e dispositivos portáteis como o Eyer, acoplado a um smartphone, permitem capturar imagens de alta qualidade do fundo do olho, o que facilita o diagnóstico e o acompanhamento de diversas condições oftalmológicas, especialmente em locais onde o acesso a equipamentos de retinografia tradicionais é limitado.